Segunda-feira, 5 de Maio de 2008

Castelo de Paderne

Situado no cimo do monte do cerro denominado cerro do castelo, construído em formigo com as suas impnentes muralhas outrora palco de grandes batalhas, ladeado pela ribeira de Quarteira. Era bastante importante em tempos longínquos para o transporte nas embarcações que por ali passavam e que transportavam os minerais recolhidos nesta zona barrocal.
Os Mouros soubaram aproveitar e conquistar toda esta área que era rica em minério, exemplo disso é a existência de registos que foram encontrados no local.

Não existem registos da sua construção apenas se sabe que possivelmente pertence à era da fundação pré-romana. Povos como Fenícios, Lusitanos ou Romanos habitaram este grandioso castelo. Só no sec. XII apareceram os primeiros registos datados de 1189.
D. Sancho I com um grupo de cruzados ingleses conquistaram o castelo de Paderne aos Mouros sendo os primeiros registos existentes na altura que relatam o acontecimento. Conforme descrevem este castelo dada a sua posição era de extrema utilidade e ivensível assim como o nome indica, (Paderna – coisa dura, intratável) assim eram as pessoas que nele habitavam quase invencíveis, grandes guerreiros.
Pode ser apreciado por quem passa na via do Infante ou mesmo quem sai da auto-estrada A2. Também pode ser visualizado de noite pois encontra-se todo iluminado.
Actualmente o castelo de Paderne encontra-se mais ou menos como estava antes de o IPAR, ter começado a sua recuperação, foram recuperadas partes de algumas muralhas, foram feitas escavações no interior do castelo. É lamentável o governo português ter cancelado  a recuperação deste mesmo!! Devido a escavações no interior do castelo, as visitas ao seu interior são impossiveis, estado o portão fechado! Como Padernense tenho muito orgulho em saber que o nosso castelo está simbolizado na bandeira de portugal, só é pena é saber no estado em que este monumento se encontra, mesmo depois de feitas algumas recuperações. Neste momento, o IPAR, ja levantou o estaleiro que la estava montado para os trabalhos no castelo. Fico à espera que um dia ainda veja este castelo completamente recuperado e deixe de ouvir certos comentários que o castelo de paderne não passa de um monte de pedras num monte.

 

 

Vista interior do Castelo

 

 

Vista exterior do Castelo

 

publicado por Napontadosdedos às 23:06
link do post | comentar | favorito
|

.Julho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Feira de Paderne - 25 de ...

. 1ª Maratona Futsal em Pad...

. Ribeira de Quarteira e Vá...

. 1º Festival folclore em P...

. Paderne deserta??

. Ponte pedonal no Purgatór...

. 2ª Feira das Artes do Ba...

. Paderne também afectada c...

. Faceal - Fábrica de tijol...

. Futsal feminino do padern...

.arquivos

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

.links

Texas  Jones Act Lawyer
Texas Jones Act Lawyer Counter